sábado, 2 de junho de 2012

Propriedades terapêuticas do Quartzo Rosa


O quartzo rosa é considerado a pedra ...do amor , do coração e da amizade. O gregos e os romanos acreditavam que os deuses trouxeram este cristal para brindarem o amor na terra.

O quartzo rosa remove a energia negativa de forma suave trazendo amorosidade e ternura, e , provavelmente , é um dos cristais mais utilizados em terapias devido aos seus efeitos. Além disso, é uma pedra que pode ser utilizada em todos os chakras.

Vamos agora descrever as atuações terapêuticas deste maravilhoso cristal:

Plano Físico: Tranquiliza o ritmo cardíaco e respiratório, melhora a oxigenação celular, favorece a circulação, aumenta a fertilidade e a libido, ameniza os efeitos da menopausa.

Plano Emocional: desfaz a mágoa, o orgulho, o rancor, a inveja, a depressão, a angustia e a tristeza. Dissolve o medo de amar, a falta de afeto, a intolerância. Estimula o amor-próprio, a alegria, o afeto, a amizade, a compreensão e o perdão.

Plano Espiritual: polariza todos os corpos áuricos, purifica os chakras da energia nociva, desenvolve a fraternidade e a paz interior, estimula o amor condicional.

Blogue: Dicas terapeuticas

A flor-de-maio

No outono, os jardins transformam-se graças à dormência de bulbos de flores, à troca de folhagem de diversas árvores, arbustos, herbáceas e quetais e ao clima, nem tão tropical quanto Dezembro nem tão propenso ao frio quanto Julho. É a época de manutenção, onde a natureza fecha para balanço para ser mais eficiente durante o reinado do Sol e do calor.


Isso não significa que não haja cores e flores permeando o Outono. Muitos amantes da jardinagem aproveitam esta quase entressafra para manutenção de substratos, podas e reforço de adubação, mas não se esquecem de reservar espaço para as plantas que florescem e frutificam justamente nesta época. A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma destas plantas.

Nativa da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro, a flor-de-maio é uma suculenta da extensa família dos cactáceos, com cladódios sem os tradicionais espinhos. Na natureza ela é originariamente epífita, sendo ideal pata cultivo em vasos pendentes. O caule da flor-de-maio ramifica-se em vários artículos a cada florad, podendo dispor-se em “cachos’ quando dependurada.
Apesar do nome, e da maioria da florada realmente acontecer em Maio, a flor-de-maio tem o auge da floração durante os meses de Outono – meados de Abril a Junho – , sendo muito procurada e apreciada principalmente no chamado mês das Mães e das Noivas. As flores são multicoloridas, com pétalas formando um semi-círculo quando abertas. As cores mais comuns são os tons de rosa, branco, amarelo e vermelho.


A flor-de-maio aprecia temperaturas amenas em ambientes sombreados ou à meia-sombra. O segredo da manutenção perfeita é o local onde a planta ficará durante a floração a após ela; quando estiver florida, mantenha a flor-de-maio à meia-sombra e com regas semanais – dependendo do substrato, até duas regas por semana. No período de dormência, coloca-se o vaso ou floreira sob o sol por períodos curtos, com regas de dez em dez dias em média.


O substrato ideal para se plantar a flor-de-maio é uma mistura de terra vegetal com cascas de pinus ou jacarandá, não muito ácido, assim como suas irmãs epífitas orquídeas. O solo deve ser bem drenado. O reforço de adubo deve ser feito após a floração

Fonte: http://jardinagemepaisagismo.com/a-flor-de-maio/

Flor-da-fortuna – para um Ano Novo com bons fluidos

Muitas pessoas presenteiam seus parentes e amigos com um vaso de flor-da-fortuna, ou calanchoê (Kalanchoe blossfeldiana), pois a ela são atribuídos bons augúrios: trazem riqueza e prosperidade material, além de serem plasticamente belas e coloridas.


A flor-da-fortuna é nativa da ilha de Madagascar. É uma planta suculenta, com folhas verdes e bordas rendadas. Resistente à falta de água, como todas as plantas suculentas, produz inflorescências simples, com quatro pétalas e com uma gama de cores bem diversa: lilás, branca, alaranjada,amarela, branca e vermelha.

Na natureza, a flor-da-fortuna pode atingir até 30 centímetros e é utilizada em projetos paisagísticos, geralmente em maciços, bordaduras e trilhas. Adapta-se a vasos e cachepôs sem dificuldade, desde que a terra seja rica em matéria orgânica, num misto de terra de jardim e substrato. Algumas variedades da planta podem perder o viço e a beleza com o tempo, mas mantendo a adubação em dia, com renovações semestrais, é possível prolongar a já longa vida útil da planta.
Além dos cuidados com a terra, a flor-da fortuna deve ser cultivada a pleno sol (no caso de calanchoês em vasos, mantenha-os em varandas ou locais bem iluminados). As regas devem ser cuidadosas; deve-se molhar apenas a terra, pois há risco de apodrecimento de folhas e flores se elas forem molhadas diretamente. Podas, somente de manutenção, quando folhas e flores estiverem murchas.

Fonte: http://jardinagemepaisagismo.com/flor-da-fortuna-para-um-ano-novo-com-bons-fluidos/

Feng Shui no Jardim: Plantas e Guás




Embelezar, colorir e alegrar a casa não são as únicas vantagens proporcionadas pelo uso de plantas e flores naturais. Outra atribuição delas é a energização dos ambientes.

Para saber quais plantas e flores são mais indicadas, esta coluna traz três subdivisões e as respectivas dicas.

São elas: ornamentais, para as áreas do Bagua e para cada signo.

Plantas ornamentais

As plantas abaixo relacionadas, cujos nomes são os mais populares ou regionais, são indicadas para os ambientes internos.

Veja algumas dicas:

- Lírio da Paz

- Corno de Alce

- Samambaia

- Comigo Ninguém Pode

- Jibóia

- Peperonia

- Drascena

- Lança de Ogum

- Antúrio

- Begônia

- Impatiens

- Bromélia

- Flor de Maio

- Violeta

- Fícus

- Árvore da Felicidade

- Palmeira

- Pata de Elefante

Plantas para as áreas do Bagua

Veja lista das plantas e flores correspondentes a cada uma das áreas do Bagua:

- Trabalho/Carreira: aguapé, pata-de-elefante, filodendro, copos-de-leite, brinco de princesa.
Plantas com folhas arredondadas e espécies aquáticas. Flores Brancas ou Claras. Vasos azuis ou pretos.

- Sabedoria/Espiritualidade: violeta, hortênsia, íris, lírio branco. Plantas com folhas achatadas. Flores azuis. Vasos de cerâmica e com terra.

- Família: fícus, árvore-da-felicidade, bambu mossô, bambu, palmeira e ráfia (raphis). Esse guá é o ideal para colocar muitas plantas de qualquer espécie. Flores azuis e esverdeadas. Vasos de madeira, fibras naturais ou verdes.

- Prosperidade: girassol, gérbera, bambus, lírio amarelo, helicônias, alpínias, dinheiro-em-penca. Plantas que cresçam para cima ou que lembrem expansão e vitalidade. Flores roxas, vermelhas ou amarelas.Vasos grandes, belos, roxos e/ou vermelhos.
- Sucesso: dracena, ráfia (raphis), gérbera, dália, bromélia e bico-de-papagaio. Plantas que chamem a atenção, com folhagens de formato triangular ou que apontem para o alto. Flores em todos os tons de vermelho. Vasos vermelhos, laranjas ou amarelos.

- Relacionamentos: hibisco, rosas, camélia, azaléia, flore-de-maio e ciclame. Plantas com folhas arredondadas em vasos com terra (para estabilidade na relação) e para mais amor e união um vaso com a árvore da felicidade macho e a fêmea (plantadas no mesmo vaso). Rosas de todas as cores e flores brancas, rosas ou vermelhas. Vasos de cerâmica ou brancos.

- Criatividade: Margaridinhas, orquídeas, peperômia, begônia, cravo, gerânio, hortênsia. Plantas com folhas redondas. Flores em tons pastel, brancas ou um arranjo com flores coloridas (de preferência com as cores do arco-íris: violeta, azul, verde, laranja, amarelo, vermelho, violeta e branco). Vasos coloridos.

- Amigos: angélicas, crássula, jasmim, palmas, orquídeas, agerato e prímula e camélia. Plantas com folhagens arredondadas. Flores brancas ou lilases. Vasos de metal ou metalizados (prateados, acobreados ou dourados).

- Saúde: camarão-amarelo, lírio amarelo, lírio laranja, girassol e gérbera amarela. Esse guá fica bem no centro do jardim ou terreno e as plantas devem estar sempre saudáveis e em vasos com terra. Flores amarelas e laranjas, pois lembram o sol doador de energia e vida. Vasos amarelos ou marrons.
 As flores de cada signo

Você conhece qual flor mais combina com seu signo? Conheça abaixo:

- Áries: primavera, antúrio, gerânio, bico de papagaio e girassol

- Touro: verbena, rosa, lírio, papoula, camélia e crisântemo

- Gêmeos: lírio, margarida, oliveira, valeriana e sempre-viva

- Câncer: violeta, tília, acácia, rosa, dália e miosótis

- Leão: cactos, carvalho, flor do campo, girassol e laranjeira

- Virgem: cravo, alecrim, jasmim, verbena e lótus

- Libra: verbena, violeta, miosótis, narciso, hortênsia e lírio da paz

- Escorpião: rosa, videira, dália, amor perfeito, azaléia e orquídea

- Sagitário: jasmim, figueira, cravo, gerânio, girassol e violeta

- Capricórnio: pinheiro, papoula, cravo, verbena, eucalipto e narciso

- Aquário: margarida, orquídea, violeta, salgueiro e jasmim

- Peixes: rosa, amor-perfeito, betume, narciso e flor de lótus