quarta-feira, 27 de junho de 2012

Delícias do Feijão Preto


O feijão é um alimento trivial para nós brasileiros. Eu adoro e sempre senti muita falta nas minhas adanças mundo afora. Resolvi pesquisar quais são os benefícios desse alimento, do feijão preto particularmente e descobri que o cultivo do feijão é bastante antigo. Há referências a ele na Grécia antiga e no Império romano, onde feijões eram utilizados para votar (um feijão branco significava sim, e um feijão preto significava não).

Dentre outras coisas o feijão preto fornece energia e nivela os níveis de açúcar no sangue - além dos efeitos benéficos sobre o sistema digestivo e do coração, a fibra do feijão preto é solúvel e ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Se sofrer de resistência à insulina, hipoglicemia ou diabetes, o feijão preto pode realmente ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue estável, fornecendo a energia de queima lenta. Estudos de dietas de fibra alta e níveis de açúcar no sangue têm mostrado os benefícios dramáticos fornecidos por estes alimentos elevados da fibra.

Feijão preto é uma boa fonte do mineral manganês, que é um co-fator essencial numa série de enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes. Por exemplo, a chave oxidativa da enzima superóxido dismutase, que desarma os radicais livres produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), necessita de manganês. Apenas uma xícara de feijão preto abastecimento de 38,0% do valor diário para este importante traço muito mineral.