sábado, 2 de junho de 2012

Flor-da-fortuna – para um Ano Novo com bons fluidos

Muitas pessoas presenteiam seus parentes e amigos com um vaso de flor-da-fortuna, ou calanchoê (Kalanchoe blossfeldiana), pois a ela são atribuídos bons augúrios: trazem riqueza e prosperidade material, além de serem plasticamente belas e coloridas.


A flor-da-fortuna é nativa da ilha de Madagascar. É uma planta suculenta, com folhas verdes e bordas rendadas. Resistente à falta de água, como todas as plantas suculentas, produz inflorescências simples, com quatro pétalas e com uma gama de cores bem diversa: lilás, branca, alaranjada,amarela, branca e vermelha.

Na natureza, a flor-da-fortuna pode atingir até 30 centímetros e é utilizada em projetos paisagísticos, geralmente em maciços, bordaduras e trilhas. Adapta-se a vasos e cachepôs sem dificuldade, desde que a terra seja rica em matéria orgânica, num misto de terra de jardim e substrato. Algumas variedades da planta podem perder o viço e a beleza com o tempo, mas mantendo a adubação em dia, com renovações semestrais, é possível prolongar a já longa vida útil da planta.
Além dos cuidados com a terra, a flor-da fortuna deve ser cultivada a pleno sol (no caso de calanchoês em vasos, mantenha-os em varandas ou locais bem iluminados). As regas devem ser cuidadosas; deve-se molhar apenas a terra, pois há risco de apodrecimento de folhas e flores se elas forem molhadas diretamente. Podas, somente de manutenção, quando folhas e flores estiverem murchas.

Fonte: http://jardinagemepaisagismo.com/flor-da-fortuna-para-um-ano-novo-com-bons-fluidos/

Sem comentários:

Enviar um comentário