sábado, 2 de junho de 2012

A flor-de-maio

No outono, os jardins transformam-se graças à dormência de bulbos de flores, à troca de folhagem de diversas árvores, arbustos, herbáceas e quetais e ao clima, nem tão tropical quanto Dezembro nem tão propenso ao frio quanto Julho. É a época de manutenção, onde a natureza fecha para balanço para ser mais eficiente durante o reinado do Sol e do calor.


Isso não significa que não haja cores e flores permeando o Outono. Muitos amantes da jardinagem aproveitam esta quase entressafra para manutenção de substratos, podas e reforço de adubação, mas não se esquecem de reservar espaço para as plantas que florescem e frutificam justamente nesta época. A flor-de-maio (Schlumbergera truncata) é uma destas plantas.

Nativa da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro, a flor-de-maio é uma suculenta da extensa família dos cactáceos, com cladódios sem os tradicionais espinhos. Na natureza ela é originariamente epífita, sendo ideal pata cultivo em vasos pendentes. O caule da flor-de-maio ramifica-se em vários artículos a cada florad, podendo dispor-se em “cachos’ quando dependurada.
Apesar do nome, e da maioria da florada realmente acontecer em Maio, a flor-de-maio tem o auge da floração durante os meses de Outono – meados de Abril a Junho – , sendo muito procurada e apreciada principalmente no chamado mês das Mães e das Noivas. As flores são multicoloridas, com pétalas formando um semi-círculo quando abertas. As cores mais comuns são os tons de rosa, branco, amarelo e vermelho.


A flor-de-maio aprecia temperaturas amenas em ambientes sombreados ou à meia-sombra. O segredo da manutenção perfeita é o local onde a planta ficará durante a floração a após ela; quando estiver florida, mantenha a flor-de-maio à meia-sombra e com regas semanais – dependendo do substrato, até duas regas por semana. No período de dormência, coloca-se o vaso ou floreira sob o sol por períodos curtos, com regas de dez em dez dias em média.


O substrato ideal para se plantar a flor-de-maio é uma mistura de terra vegetal com cascas de pinus ou jacarandá, não muito ácido, assim como suas irmãs epífitas orquídeas. O solo deve ser bem drenado. O reforço de adubo deve ser feito após a floração

Fonte: http://jardinagemepaisagismo.com/a-flor-de-maio/

Sem comentários:

Enviar um comentário