terça-feira, 22 de maio de 2012

A força das ervas

As pessoas místicas acreditam que certas plantas e ervas não servem apenas para alegrar o ambiente, mas irradiam energia, como qualquer pessoa. Por isso, são cultivadas para “descarregar” o ambiente, como um bom catalisador de energia negativa.

O mais comum, para esses casos é manter um vaso com sete ervas: arruda, manjericão, alecrim, guiné, espada-de-são-jorge, espada-de-santa-rita e comigo ninguém pode, famosas por resistirem ao mau-olhado.

Mas, se qualquer uma delas secar, é bom providenciar rapidinho a sua substituição, para afastar os maus fluídos. Uma boa tática para se prevenir é manter, pelo menos galhinhos de guiné, arruda e alecrim, num copo com água e renová-los assim que murcharem. Três galhinhos de arruda sob o banco do carro também ajudam a proteger contra acidentes.

Mas há quem diga que recomendável e garantido mesmo é o “banho de descarrego”. Experimente: coloque uma panela com água no fogo e deixe até atingir a fervura. Depois, acrescente três punhados de sal grosso, três galhinhos de arruda de três de guiné. Acrescentados os ingredientes espere ferver mais cinco minutos. Desligue o fogo e deixe a água atingir a temperatura ambiente. Depois do banho normal, jogue essa água do pescoço para baixo e deixe secar naturalmente. O banho deve ser repetido por sete dias consecutivos.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Segundo a crença popular, seu maior valor está em atrair o amor. Por isso costuma-se colocar um vasinho na sala ou no quarto do bebê. Este arbusto tem um aroma característico e é também usado como tempero. Ele se reproduz por estacas. Arranque ramos de uma planta adulta e plante-os em terra misturada com areia de construção. Regue o alecrim diariamente e mantenha-o na sombra até a plantinha ficar forte. Depois é só deixar tomar sol e usar como preferir.




Árvore da felicidade (Polyscias fruticosa)
Esta árvore, da família das Araliáceas, de folhagem delicada é conhecida por trazer felicidade a quem a cultiva. Ela serve também de decoração de ambiente pois tolera muito bem áreas quentes e com iluminação artificial. Gosta de pouca água. Regue-a uma vez por semana nos dias mais frios e duas vezes por semana nos dias mais quentes.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia maculada)
Nativa do Amazonas, esta é uma das folhagens mais populares e um poderoso amuleto contra a inveja e o mau-olhado. O ideal é mantê-la próxima à porta de entrada. Cuidado, pois é tóxica se for ingerida. Para plantar retire um amo com algumas folhas lascando-o junto ao caule e coloque em terra adubada e arenosa. Esta planta gosta de calor. Vive bem em sombra parcial.

Espada-de-são-jorge (Sensevieria trifasciata)Originária da África e da Ásia ela é conhecida por trazer felicidade e fartura a quem a cultiva. As de bordas amarelas são mais positivas e devem ser plantadas junto à entrada da casa., Divida os rizomas de suas touceiras e plante-os em terra adubada e arenosa. Você pode também cortar a folha em pedaços de 10cm e enterrá-los até a metade. Quando crescerem os brotos transplante-os.

Arruda (Ruta graveolens)
Em ocasiões especiais colha um raminbo de arruda e coloque atrás da orelha para lhe trazer sorte e sucesso. Quem cultivá-la estará protegido contra inveja e mau-olhado. A arruda se reproduz por estacas de ramos. Se quizer cultivá-la em vaso escolha um de 30cm de diâmetro e 35cm de profundidade e misture xaxim e adubo à terra. Lasque um ganho da planta adulta e fixe-o firme na terra. Regue diariamente.

Guiné (Petiveria tetrandra)
De acordo com a crença popular a guiné neutraliza energia negativas que eventualmente venham nos rondar, protegendo contra a inveja e o mau-olhado. Para dar sorte cultive-a a partir de uma muda roubada. Plante em solo fofo, com terra misturada a um pouco de adubo e pó de xaxim. Se preferir cultivá-la em vaso observe os mesmos cuidados que no caso da arruda. Plante um galho em terra firme e regue diariamente.

Fonte de pesquisa: Gaia Brasil Eventos Culturais

Floração da arruda


Não podia deixar de assinalar o começo da floração da arruda no cantinho. A arruda terá sempre um lugar cativo no cantinho, uma vez que é uma planta que associo muito à minha avó materna, e a todas as crenças que ela tinha em relação a esta planta. Mesmo que assim não fosse, é uma planta aromática e medicinal com propriedades reconhecidas, e ao tê-la aqui estou não só a enriquecer o cantinho, mas também a contribuir por exemplo para a reprodução da Papilio machaon, uma espécie de borboleta que gosta particularmente das arrudas.


Após a floração, próximo do fim do Verão, a arruda deve ser podada para que possa ganhar forçar para crescer no ano seguinte. A minha já tem as flores abertas, vou então esperar que começem a secar para podar alguns ramos.

Beneficios da Canela



Diminui o colesterol:
Os estudos mostraram que meia porção de canela incluída em... uma dieta diária pode diminuir o colesterol e as triglicérides.

Reduz níveis de açúcar no sangue e auxilia no tratamento da diabetes tipo 2:
Vários estudos mostraram sensibilidade da insulina e controle melhorados da glicose no sangue são por causa da ingestão de meia canela por dia.

Doença cardíaca:
A canela consolida o sistema cardiovascular de tal modo que blinda o corpo de desordens relacionadas ao coração. Acha-se que o cálcio e a fibra presentes em canela proporcionam a proteção contra doenças cardíacas.
Incluindo um pouco canela na comida ajuda aos que sofrem de doença da artéria coronária e da pressão arterial alta.
Além disso, a combinação de cálcio e de fibra presentes na canela pode ajudar a não utilizar a bílis, que previne dano às células, assim previne o câncer de cólon.

Cáries:
A canela se utilizou tradicionalmente para tratar dor de molares e para agir contra a má respiração. Os pequenos pedaços de canela se pode mastigar, ou gargarejar com água da canela que serve como bom inibidor de mau hálito.

Problemas respiratórios:
O canela é remédio caseiro muito útil para os frios comuns ou severos. Quando em mau estado respiratório a pessoa deve tomar uma colher de sopa de mel com 1/4 pó da canela por 3 dias. Este processo curará a tosse mais crônica e os sintomas.
Canela também pode ajudar a curar a gripe.


Tônico do cérebro:
A canela impulsiona a atividade do cérebro e, portanto atua c...omo bom tônico do cérebro. Ajuda na eliminação de perda nervosa da tensão.
Também, os estudos mostraram que cheirar canela pode impulsionar a função cognoscitiva da memória, o funcionamento de certas tarefas e aumenta a vigilância e concentração.

Infecções:
Devido a suas propriedades antibacterianas, antivírus, anti parasitas e anticépticas, é eficaz em infecções externas e internas. A canela pode ser eficaz contra a candidíase, úlceras estomacais e principalmente piolhos.

Facilita ciclos da menstruação:
A canela também é útil para a saúde das mulheres enquanto que ajuda no abastecimento de alívio de remover o obstáculo menstrual e de outros mal-estares femininos.

Amamentação:
Também pode ajudar na secreção de leite materno.
Reduz dor das artrites:
A especiaria da canela contém os compostos antiinflamatórios que podem ser úteis na redução da dor e da inflamação associados a artrites.

Tônico digestivo:
A canela deve ser acrescentada na maioria das receitas. À parte da adição de sabor à comida, ela também ajuda na digestão. A canela é muito eficaz para a indigestão, a náusea, vômitos, o mal-estar estomacal, a diarreia e a flatulência. É muito útil na eliminação do gás do estômago e dos intestinos. Também tira acidez, diarreia e náuseas matinais. Refere-se como tônico digestivo.