domingo, 3 de junho de 2012

Casa ecológica

Não existe a casa absolutamente ecológica. O que pode existir é uma casa com impacto ambiental bem menor que o das casas tradicionais. Portanto, o conceito de moradia ecológica é relativo e está em constante evolução. É provável que no futuro a consciência ecológica aumente, as técnicas melhorem e surjam casas mais ecológicas do que conseguimos construir hoje. Não pense que a casa ecológica fica em cima de uma árvore e que se chega até ela trepando por um cipó. Na realidade atual, a casa ecológica é parecida com uma casa tradicional, porém com diferenças significativas para o meio ambiente. Normalmente se fala em casas ecológicas, mas apartamentos, escritórios, prédios comerciais e industriais podem ser ecológicos também. Vejamos algumas características da moradia ecológica.

  • Preservação da topografia do terreno. A movimentação de terra em uma obra causa impacto no terreno. A camada superior do solo, que é fértil, será deslocada. Materiais de camadas inferiores serão trazidos à tona. Em uma moradia ecológica, a topografia natural é respeitada.
  • Área de infiltração. Na casa ecológica existe a preocupação de permitir a infiltração da água da chuva no terreno. Mesmo em terrenos com alta ocupação é possível deixar alguma área de infiltração. Basta evitar a pavimentação e o calçamento que não sejam estritamente necessários.
  • Iluminação e ventilação naturais. A casa ecológica é econômica. O projeto favorece a ventilação e iluminação naturais porque são um presente da natureza. Assim, economiza-se com lâmpadas e ventiladores.
  • Materiais e técnicas de baixo impacto ambiental. Os materiais de construção devem ser escolhidos privilegiando as soluções locais. A madeira costuma ser importante na casa ecológica, desde que tenha procedência certificada. Os materiais de demolição são bem-vindos, pois incorporam o conceito de reciclagem à construção civil.
  • Isolamento térmico. A casa ecológica tem isolamento térmico eficiente. Assim, ela será fresca nos dias quentes e aconchegante no frio reduzindo gastos com ar condicionado ou calefação.
  • Aquecimento solar. Em quase todas as regiões do Brasil existe insolação suficiente para o aquecimento solar da água doméstica. A energia solar é gratuita, por isso, o investimento inicial é recuperado com o tempo através da economia de energia paga.
  • Captação de água da chuva. A água da chuva que cai no telhado pode ser captada e usada na casa ecológica para economizar água tratada. O custo de um sistema de captação é recuperado com a economia na conta de água.
  • Tratamento de águas residuais. Uma estação compacta de tratamento de água servida pode entregar a água quase limpa para o ambiente ou para o sistema de esgotos municipal.
  • Redução do entulho. A construção civil no Brasil tem a má fama do desperdício. O projeto deve prever a otimização do uso do material, para evitar excesso de entulho e sobras no final da obra. A condução da obra deve orientar os trabalhadores para agirem de forma responsável nesse quesito.
  • Integração discreta à paisagem. O paisagismo da casa ecológica faz com que ela se integre ao ambiente, sem se impor sobre ele. A casa deve ser um elemento a mais na paisagem e não o seu centro.
  • Verde, muito verde. A casa ecológica tem muito verde. Quanto mais, melhor. Só uma das vantagens do verde já justifica seu cultivo: vegetais removem gás carbônico do ar e reduzem o efeito estufa.
  • Mobiliário ecológico. A mobília da casa também deve ser ecológica. Isso quer dizer que é fabricada com materiais de baixo impacto e com técnicas que reduzem o processamento. Fibras naturais como vime e algodão são comuns nesse mobiliário. Móveis de demolição também são uma boa alternativa.
  • Coleta seletiva de resíduos. Na casa ecológica estão previstos espaços e mobiliário para a coleta seletiva avançada dos resíduos sólidos.
  • Economia de água. Várias soluções devem ser previstas na obra para economizar água. As descargas de vaso sanitário, por exemplo, podem ser de baixo consumo com dois tipos de descarga (2 ou 6 litros). As torneiras podem ser do tipo aerado, que é mais econômico.
  • Economia de energia. Várias soluções vão ajudar na economia de energia. O aquecimento solar é uma delas, mas há inúmeras outras: fotocélulas para comandar iluminação externa, dimmers para iluminação interna, uso de lâmpadas econômicas e de eletrodomésticos certificados, etc.

Quanto custa?

Em alguns casos, ser ambientalmente correto é a opção mais barata. Por exemplo: se você construir uma casa usando bastante material de demolição, vai economizar dinheiro, pois esse material custa menos do que o novo. Em outras situações, a opção ecológica é mais cara. Alguns móveis ecológicos custam mais que os tradicionais porque são fabricados em escala reduzida. Temos ainda a questão do investimento inicial que só se recupera com o tempo. A instalação de um sistema de aquecimento solar encarece o custo da obra, mas se paga com a economia de energia elétrica.
De maneira geral, somando todos os custos, a casa ecológica pode ficar mais cara do que uma convencional semelhante. Mas não desanime. Se você for persistente conseguirá encontrar soluções criativas para baixar o custo e ajudar a natureza.

O sonho e a realidade

Poucas pessoas têm o privilégio de morar em uma moradia ambiental. Vivemos em sociedade, temos uma história de vida e, por isso, nem sempre dá para fazer as coisas do zero ou do nosso jeito. Se você não tem como morar em uma casa ecológica ideal, pode ao menos fazer algumas mudanças na sua moradia para reduzir o impacto ambiental dela. E lembre-se de algo muito importante: a sua moradia pode não ser ecológica, mas se já está construída e você a mantém para que dure o maior tempo possível, isso já é um uma ação positiva porque você está evitando consumir recursos novos. Não seria responsável demolir uma casa tradicional conservada para construir outra ecológica no mesmo local. O consumo de recursos nessa operação poderia anular as vantagens da nova casa.

Fonte: http://www.recriarcomvoce.com.br/blog_recriar/casa-ecolgica/

Sem comentários:

Enviar um comentário